Até 2050, espera-se que a população da terceira idade aumente e chegue a 2,02 bilhões. Certamente, a receita para envelhecer com saúde está refletida nas escolhas feitas ao longo dos anos. Por isso, quanto mais cedo os bons hábitos forem adquiridos, maiores são as chances de chegar à maturidade com saúde. Confira cinco atitudes para envelhecer bem:
- Pratique atividades físicas: não é só benefícios à silhueta que os exercícios trazem. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos e, por causa dos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, uma substância que melhora o humor, ajudam a prevenir a depressão. (Saiba mais no post que já tratamos aqui)
- Exercite o seu cérebro: todo mundo sabe que uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio, mas, além desses benefícios, ler livros ajuda a manter o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória. Jogos de videogames ou de raciocínio também melhoram a memória.
- Durma corretamente: dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar no raciocínio. Aliás, a privação do sono pode ainda atrapalhar a concentração durante as tarefas e atrapalhar o bom funcionamento do metabolismo, agravando, dessa forma, em um aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite.
- Aumente a ingestão de água: a água é o nutriente mais abundante no corpo, sendo que ela desempenha papeis fundamentais no nosso corpo. Algumas das funções são: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, atua nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção, protege de infecções e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina.
- Evite o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele. Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos nas células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson.