Metabolismo e necessidade básica para os 60 mais

Metabolismo e necessidade básica para os 50 mais muda com o tempo e quem fala com o Portal Over60 sobre isso é Jaqueline Vieira do instablog 60comanutri.

O metabolismo e a necessidade básica para os 50 mais muda com o tempo e quem fala com o Portal Over60 sobre isso é a nutricionista Jaqueline Vieira do instablog 60comanutri. Confira abaixo:

Chama-se metabolismo basal a quantidade mínima de energia que o corpo necessita em repouso e em estado de jejum para manter os processos vitais: respiração, atividade celular, circulação, atividade glandular e manutenção da temperatura corpórea.

O metabolismo basal varia com a idade, sexo, área de superfície corporal, composição do corpo, estado de nutrição, funcionamento de glândulas endócrinas, clima, presença de doenças e estado fisiológico. Com o avanço da idade há uma diminuição do metabolismo. Estudos sobre longevidade e envelhecimento sugerem um declínio no metabolismo basal de 3 a 4 % por década de vida a partir dos 40 anos. É notório que, com o envelhecimento o corpo perde parte de sua massa muscular, responsável pelo maior gasto de energia no organismo, mas já foi comprovado que de alguma forma a atividade metabólica do tecido muscular também diminui com a idade. O declínio do metabolismo basal ocorre em fases diferentes no homem e na mulher e é associado à menopausa, quando se trata do sexo feminino. Nos homens, a redução no metabolismo basal inicia-se por volta dos 40 anos de idade; já na mulher este processo costuma ocorrer mais tarde: por volta dos 50 anos.

Notícias Relacionadas

Você sabia que terapia com essências pode ajudar na reabilitação olfativa?

Segunda dose da vacina Covid-19 é tão importante como a primeira

Ansiedade na Terceira Idade