Idosos felizes vivem mais, diz estudo

A terceira idade é um momento em que a maioria das pessoas deseja estar sem preocupações, apenas colhendo os frutos do que plantou durante a vida. E saibam: a felicidade pode contribuir até para que os idosos vivam mais. É o que aponta um estudo com dados de 4.478 idosos (maiores de 60 anos) da China. Aqueles que apresentavam maior felicidade tinham menores chances de morrer de qualquer causa.

A pesquisa foi feita analisando dois indicadores de bem estar entre estes idosos. Um deles era uma pontuação de felicidade, variando 0 a 6, e o outro consistia em uma classificação entre feliz e triste. Depois, os pesquisadores da Escola de Medicina Duke-NUS também coletaram dados de mortalidade destes mesmos idosos que faleceram até 31 de dezembro de 2015.

A cada pontuação a mais na nota de felicidade de um idoso, a probabilidade de ter morrido por qualquer causa no período baixava em 9%. Esta probabilidade também era 19% mais baixa entre os que se declaravam felizes versus os que se consideravam infelizes. A correlação era forte em ambos os gêneros e nos dois grupos de idade: de 60 a 75 anos e mais velhos que 75.

Notícias Relacionadas

Seja feliz e mais longevo

Respirar é preciso, sempre!

Sorrir é importante para a sua saúde