Tomar a segunda dose da vacinacovid é tão importante quanto a primeira. É preciso se atentar ao prazo estipulado. Das dez vacinas aprovadas em todo mundo para uso definitivo ou emergencial, só uma não exige uma dose de reforço.
Respeitar os prazos é fundamental para garantir a imunização completa contra a doença. A segunda injeção da #Coronavac deve ser recebida de 2 a 4 semanas após a primeira. Já a #AstraZeneca tem um intervalo maior, e deve ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira aplicação. Para aqueles pacientes vacinados que esqueceram, perderam ou tem qualquer tipo de dúvida sobre o prazo estipulado para a próxima dose, é recomendado procurar a unidade básica de saúde mais próxima ou Posto de Vacinação que tomou a primeira dose.
Mesmo diante da escassez de vacinas, o Ministério da Saúde vai aplicar as duas doses no prazo indicado pelos fabricantes, uma decisão que os especialistas consideram acertada já que os estudos mostram que, dessa forma, é possível atingir a eficácia máxima das vacinas.
Importante: idosos vacinados ou não, é preciso seguir usando máscara, manter distanciamento social e as medidas de segurança em prol do combate à pandemia.